Dirceu é notificado pela Justiça do DF a pagar multa do mensalão

Posted by Jailson Maia 03:37, under |

dirceuA Vara de Execuções Penais do Distrito Federal notificou nesta quinta-feira (20) o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão, a pagarmulta de R$ 971,1 mil imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ação penal. A certidão que comunicou o ex-ministro sobre a dívida não especifica prazo para o pagamento, mas informa que se a quantia não for quitada Dirceu terá o nome inscrito na dívida ativa da União.

O documento que formaliza a ordem de pagamento da multa determina ainda que a defesa de Dirceu comprove o pagamento assim que tiver quitado a dívida.
Responsável pela defesa de Dirceu, o advogado José Luís de Oliveira Lima disse ao G1 na tarde desta quinta que ainda não havia recebido a notificação da Vara de Execuções Penais.
Mesmo antes de o ex-chefe da Casa Civil ser oficialmente notificado, simpatizantes de Dirceu já haviam deflagrado uma campanha na internet para arrecadar o valor da multa, a exemplo do que fizeram aliados do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.
site criado para arrecadar doações para Dirceu informou ter recolhido até esta quarta (19) R$ 763,7 mil – valor equivalente a 78,6% da multa imposta pelo STF. A campanha foi criada por um grupo denominado “Amigos do Zé”.
Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, Dirceu cumpre pena de 7 anos e 11 meses em regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília. Ele obteve esse benefício porque apresentou recurso à Suprema Corte contra a condenação de 2 anos e 11 meses de prisão pela formação de quadrilha ainda será analisada pelo Supremo.
Os ministros do STF começaram a julgar nesta quinta os chamados “embargos infringentes” de Dirceu e de outros condenados no mensalão, entre eles Genoino e Delúbio. A votação dos magistrados, que definirá o tamanho da pena desses réus terá início na próxima semana.

Cobrança
Se o ex-ministro José Dirceu não efetuar o pagamento da multa à Vara de Execuções Penais, o processo será encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
De acordo com a Lei 10.522/02, em casos de notificações por parte da Justiça, a Procuradoria da Fazenda fica encarregada de entrar em contato com o devedor e tentar negociar, em até 75 dias, um novo prazo para a quitação da multa e as condições de pagamento – como um eventual parcelamento da dívida.
Encerrado o prazo acordado entre as partes ou expirada a prorrogação de 75 dias, a lei prevê que a Procuradoria pode ajuizar uma ação na Justiça Federal e solicitar a execução da dívida. Neste caso, conforme prevê a Lei 6.830/80, o nome do devedor é inscrito na dívida ativa da União.
Segundo o decreto-lei 1.025/69, com a inclusão do nome do réu na dívida ativa, pode haver reajuste de 20% no valor da multa a ser paga.
A dívida em aberto também pode levar a restrições financeiras. Sob autorização judicial, segundo a Lei 6.830/80, a Procuradoria da Fazenda pode pedir, para fins de quitação, a penhora dos bens do devedor.
G1

Tags

RADIO CULTURA AM 790

RADIO CULTURA AM 790
clik na Imagem e acompanhe ao vivo

Twitter do Jailson

Blog Archive